quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gatinha #12

As melhores pessoas que conheci ultimamente foram por causa dos gatos. 

Pessoas, como eu, dignas com seus animais, que seguem a Guarda Responsável, com bichinhos bem cuidados, castrados, seguros dentro de casa e felizes.

Em uma cidade como São Luís, onde a maioria não trata os seus como deveria, onde negligencia, descaso e abandonos são diariamente testemunhados, ter encontrado esses seres realmente humanos me dá esperança de dias melhores.

A #12 é um exemplo claro da compaixão e respeito a um animal. 

Ela é uma gatinha semi-domiciliada, de aproximadamente 2 anos de idade, que toda vez que emprenhava, matava seus filhotes. E logo estava prenhe novamente, repetindo o ato. Femeas apenas agem assim quando os filhotes tem algum problema genetico que somente elas conhecem. Como não terão chance de se manterem, as mães tiram sua vida, apostando que a proxima cria poderá ser forte o bastante para repassar seus genes. Não é maldade ou crueldade, mas puro instinto.

Uma pessoa de grande coração me procurou, interessada em colocar um fim nos desgates da #12, sem poder custear toda a cirurgia, mas ajudando com um bom valor. Já deixei claro o quanto o projeto está de à disposição para aqueles que, ao invés de simplesmente procura outros para repassar responsabilidade, também queira arregaçar as mangas e ajudar, então obviamente a #12 se tornou mais uma dos Felinos Urbanos :)

coisa mais linda e carinhosa a #12 :)
E quem diria que esse ato de bondade iria, literalmente, salvar a vida dessa gatinha :)

sendo preparada para o procedimento
meninas chiques que tomam epidural :D
verruginha encontrada na inspeção veterinária


Durante a cirurgia, foi constatado que a #12 estava com inicio de piometra. 

A piometra é uma infecção uterina grave causada por bacterias, muitas vezes fatal, podendo levar as femeas a obito em poucas horas. 
Por causa de sucessivos cios ou gravidez, o orgão recebe uma grande descarga hormonal, que acaba criando tumores de utero, mamas ou a piometra. No quadro de piometra, o utero se enche de pus e vai aumentando de tamanho, até que comece a vazar dentro do animal, matando-o de infecção generalizada.

Esse é um dos motivos que a castração é necessária e importante, não somente para o controle populacional, mas para evitar esses problemas de saúde desnecessários e tão perigosos.

Uma cirurgia de emergencia para o trato de uma piometra pode sair até 10 vezes mais caro do que uma simples castração. Isso se sua gata ou cadela não falecer durante o processo.

utero da #12, 5x o tamanho do utero de gata saúdavel

Se emprenhasse novamente, provavelmente ela morreria, pois além da infecção haveria um fluxo ainda maior de sangue pelas veias, aumentando a pressão no utero.

Ainda bem que ela encontrou em seu caminho um anjo-da-guarda e foi salva a tempo :)

cirurgia finalizada  :)
por causa da piometra a incisão foi um pouco maior que o usual
verruguinha lancetada :)
marcação na orelha

A forma mais eficaz de evitar a piometra e outros problemas de saúde e comportamentais em femeas, é a castração, pois 78% das cadelas ou gatas não-castradas irá apresentar doenças do sistema reprodutor em alguma fase de suas vidas.

Com a castração antes do primeiro cio a probabilidade desses males cai para para 0.08% . Elas se tornam mais felizes, brincalhonas e tranquilas, tendo um aumento de até 5 anos na qualidade de vida.

A #12 acabou de ser liberada, estava bem, a cirurgia sequinha e a pessoa que custeou sua cirurgia irá cuidar dela pelos próximos dias, para assegurar uma melhor recuperação :)

Se mais pessoas tivessem esse nível de compaixão ao próximo, o mundo seria um local muito melhor :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.