terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gatinho #21 e Gatinha #22

O #21 conseguiu tirar a posição de mais feroz do projeto que antes era do #9. 

Um gato jovem, com uma pelagem rara entre SRD's, extremamente furtivo e dificil, como todos os machos que, ao contrário das femeas que se mantem em somente um local, vagam por todo o territorio da colonia, podendo percorrer vários kms para reprodução.

Passei 2 semanas esperando o aparecimento do #21, mas sempre que eu não estava, ele surgia debaixo dos carros para se alimentar da ração deixadao por uma das cuidadoras. 

Até que na ultima sexta  18/11/2011 eu decidi que não voltaria para casa sem aquele gato. E desde a captura ficou claro o quanto ele daria trabalho até ser castrado. Foi necessário laçá-lo pelo peito para anestesiá-lo pois não consegui contê-lo na placa de ferro. Além disso, demorou 45 minutos até que ele finalmente se rendesse ao efeito da anestesia. Um lindo tanque de guerra :)

garotão lindo, 4.15kgs de puro musculo :)
finalmente anestesiado
lindo padrão de pelagem classic tabby
marcações grossas e arredondadas :)
marcação na orelhinha :)
castração concluída :)

Ele foi solto na mesma noite, assim que acordou da anestesia. E ainda tentou me agredir pela caixa de transporte hehehee 

Estavam soltando fogos de artificio então resolvi retorná-lo em um matagal proximo para que ele tivesse a chance de se esconder até achar seguro sair.

Gatos ferais quando são capturados costumam passar alguns dias desaparecidos e o #21 ainda não deu as caras, mas acredito que em breve ele estará de volta :) 

Agradeço muito a Dra.Nathalya que realizou o procedimento na ausência do Dr.Jairo :)

No domingo 20/11/2011, à tardinha, fui buscar a #22, ela mora em uma lanchonete conhecida aqui em São Luís. Com aproximadamente 2 anos de idade, toda às vezes que eu via essa gatinha, ou estava prenhe ou amamentando. Assim que comecei o projeto fui lá buscá-la para ser esterilizada, mas estava com bebês pequenos que não podiam ficar sem a mãe. Hoje os filhotes estão com aproximadamente 3 meses de idade. 

O corpo dela, magro e pequeno, é o resultado de tantas crias consecutivas, mas felizmente hoje isso é passado :)

A #22 é uma gatinha super meiga e tranquila, se comportou bem aqui em casa e sempre pedia carinho :)

uma linda escaminha :)
muito magrinha :(
ferimento na coxa, devidamente limpo e tratado com rifocina
castração concluída :)
3 pontinhos absorviveis :)
orelhinha marcada :)

vídeo da #22 após a cirurgia aqui em casa :) uma fofa

Eu a levei de volta após o trabalho e os funcionários ficaram felizes ao vê-la de volta, fizeram perguntas e ofereceram ração para imediatamente. 

E quando eu estava indo embora, ela simplesmente levou os 2 filhotinhos dela - ariscos -até perto do meu carro e se sentou, olhando para mim, como se quisesse ir comigo. Uma gata que mal me conhecia, confiando em mim desse jeito... é um daqueles momentos que partem meu coração. 

Horas antes passei no prédio da #6 e #8 para marcar de pegar o machinho que sobrou ( ele ainda estava muito novo para ser castrado ) e o porteiro me disse que uma moradora simplesmente envenenou o gatinho :( Ele, desnorteado e sofrendo, se arriscou na rua e foi morrer do outro lado da calçada. E o senhor o encontrou na segunda de manhã. 


Eu não consigo compreender como alguém é responsável tão diretamente do sofrimento e morte de um animal indefeso e é capaz de viver com isso. 
E isso se torna mais uma motivação para que mais e mais gatinhos sejam castrados e centenas de filhotes estejam à salvo dessas monstruosidades. 
Novamente, muito obrigada por todo o apoio aos nossos Felinos Urbanos :)

p.s: irei concentrar os comprovantes de pagamento nos posts de prestação de conta mensais e as fichas de capturas em um link permanente à esquerda :)

3 comentários:

  1. Boa captura a do machão!

    Fiquei triste com o gatinho envenenado. Não consigo entender também =(

    ResponderExcluir
  2. Pessoa sem noção e cruel, já tive um gato de estimação que morreu dessa maneira, proposital!

    ResponderExcluir
  3. Como pode existir gente assim??? Fico arrasada!!!

    Como são lindos esses 2!!!!!!!!!

    Bjos!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.