sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Gatinho #45 e 96 dias de Felinos Urbanos

Ontem à noite o plano era capturar 2 gatos para finalizar o projeto em 2011.

Como sempre, nada da mãezinha da padaria, que chegou até a sentar dentro da gatoeira, mas não disparou o mecanismo. Foi a 4º vez que tentamos capturá-la, sem sucesso :(

Resolvi ir para o terreno onde pegamos os ultimos, pois ali é garantia de gatos. Ao chegarmos, nenhum dos castrados estava, só as duas brancas mas não pareciam muito interessadas. O terreno fica ao lado de um restaurante e uma moça disse que uma pessoa de uma das casas os alimenta todos os dias, o que explica a boa condição de saúde deles. 

Já estavamos quase desistindo quando um macho IMENSO apareceu, procurando comida. Montamos a gatoeira e esperamos algums minutos até que ele finalmente foi capturado :D

E pela primeira vez em todo o projeto que fiquei com medo de um gato, mesmo contido :P

majestoso :)
o gato mais pesado do projeto
e o maior, quase do tamanho do cambão :P
cara preta imensa
pata do gato do tamanho da minha mão
orelhinha marcada
castração concluída :)

Acabei de soltá-lo no terreno onde foi capturado e ele saiu em disparada, até que em uma distancia segura, parou e me olhou, antes de sumir no matagal :)

45 gatinhos em 96 dias de projeto. 

Parece que foi ontem que comecei a planejar as capturas, as cirurgias. Que fiz milhares de rascunhos quantos aos gastos. O projeto sequer tinha um nome. Passei o mês de agosto entre planejamentos e capturas canceladas e/ou frustradas que não iam a lugar algum. Tentei dividir este sonho, sem sucesso. 

Junto com a Tatis, da Confraria, em apenas algumas horas resolvi tudo o que estava pendente. 
Eu NUNCA vou conseguir agradecer à todas as horas que ela doou ao projeto, com palavras de incentivo, puxões de orelha e informações valiosissimas, não somente para a parte operacional. Ela foi a voz da razão que me acalmou quando eu estava prestes a invocar tempestades, indignada com o atraso do pensamento daqui. 

Os gatos foram aparecendo, formando números. As doações apareceram dos locais mais distantes e, surpreendentemente, pessoas daqui, que dividem comigo essa realidade dificil para os animais de rua que são abandonados também pelas autoridades, se uniram ao ideal dos Felinos Urbanos. Poucas, mas queridas pessoas, que acreditaram. E de 4 gatos mensais passamos a 3 em uma boa noite de captura. Juntos ajudamos gatinhos de pessoas carentes que talvez nunca tivessem a chance de castrá-los e garantir a eles uma vida melhor.

Noites vigiando a gatoeira, prendendo a respiração quando cada patinha encostava na alavanca. Minutos de tensão, com luvas grossas, tentando encaixotar os ferais.

Manhãs de manejo, fichas de acompanhamento e fotografias. Liberar gatos bravos após um dia de trabalho. Levar gatos da cota social para casa, dar as devidas recomendações. Horas dentro de taxis. 3 doses profilaticas de vacina anti-rabica. Muito dinheiro investido. Muitas latas de sardinhas compradas.

E eu irei fazer tudo novamente, feliz :)

O projeto voltará à ativa na segunda semana de janeiro/2012. 
Durante minha estadia em  São Paulo irei adquirir material cirurgico para que possamos fazer mais femeas em uma só captura e concentrar as castrações no petshop Mundo Cão para diminuir os custos.

Sei que quando retornar, o número deles estará maior. Provavelmente os filhotes mais velhos que não foram esterilizados serão pais ou mães de uma nova geração. Encontrarei novos machos adultos vagando para reproduzir. Encontrarei gatinhas com novas ninhadas. Talvez novas mamães e filhotes abandonados na região. 

Gostaria muito de capturar 10-15 gatos em somente uma noite, mas infelizmente isso ainda não é possivel. Não tenho caixas de transporte, equipe ou sequer dinheiro para essa quantidade. 

Mas eu sei que para esses 45 Felinos Urbanos o futuro será mais tranquilo. Milhares de filhotes que não serão atropelados, envenenados, chutados. Que não morrerão de frio, fome ou doenças. 

E quero deixar claro como cada uma desses gatinhos atendidos são uma parte de um enorme quebra-cabeça do bem que vocês me ajudaram a montar. 

Este meu sonho, que foi chamado de impossivel, transformou inumeras realidades, impactando beneficamente o hoje e o amanhã. 

Obrigada a todos que sempre torceram. 
Obrigada a todos que doaram. 
Obrigada a todos que ajudaram, de todas as formas. 

A todos os amigos do projeto Felinos Urbanos, desejo um Feliz Natal e Prospero Ano Novo :)

Que em 2012, juntos, possamos mudar mais realidades :)


"Sempre pareceu ser impossivel, até ser feito.

Nelson Mandela

3 comentários:

  1. Otávia! Parabéns pela persistência! Sabemos que não é fácil, mas sabemos, também, que acabamos recebendo apoio de todos os lados. Ajuda financeira, orientação e palavras amigas!!! E assim, além de cuidar desses gatinhos, descobrimos que há outras pessoas que pensam como nós e que não estamos sozinhas nessa batalha!!!!

    ResponderExcluir
  2. OMG, TEM CERTEZA QUE AQUILO É UM GATO? :O kkk awn, que gordo lindo :3
    Quero te dar parabéns pelos 45 gatos... nossa, são MUITOS gatos! Imagina quantos filhotes você já salvou :)) e em 2012 vai ter muitos mais, right? :D

    Feliz Natal e Ano Novo :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, felicidade e vida longa!!
    Tenham um Feliz Natal e um ótimo 2012.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.