terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Gatoeira

A gatoeira é uma armadilha simples, relativamente leve e de facil manutenção. E o mais importante, não possui nenhuma intenção de machucar o animal durante a captura.

Desenvolvida inicialmente para a captura de animais silvestres, como gambás, texugos, etc, logo viu-se que também funcionaria para gatos andarilhos por propriedades públicas e privadas.

Infelizmente, no inicio, esses gatos capturados eram soltos, sem nenhuma intervenção, em outras areas, apenas para morrerem atacados pelos gatos residentes ou durante a volta para seus territorios de origem, isso quando não eram mortos dentro da propria gatoeira :(

Quando a castração e controle populacional e humano entraram em cena, essas mesmas armadilhas se transformaram na ferramenta primordial para ajudar milhões de gatos em todo o mundo, desde que os programas de C.E.D se tornaram realidade :)

O Felinos Urbanos conta com 2 gatoeiras, que chegaram até nós atraves de uma doaçao mais do que generosa :)

Os modelos utilizados para o C.E.D são basicamente os mesmos em diversos países, apenas com algumas diferenças em tamanho ou com mais partes para tornar a soltura, contenção e transferência mais rápidas e seguras :)

nossa gatoeira :)

A gatoeira funciona da seguinte forma: na extremidade depois da alavanca, colocamos isca ( pode ser sardinha - a mais popular - ou até mesmo ração ) e esperamos que o gatinho entre. Na parte de cima, há um fio preso a um pino que é encaixado na porta. Quando o gato bate com a patinha na alavanca, o pino se solta, a porta cai e o gatinho fica preso :)

Aí é quando precisamos ser rapidos para transferir o gato da gatoeira - quando eles descobrem que estão presos, começam a se debater e podem se machucar - para a caixa de transporte e também cuidadosos para não permitir que fujam, pois dificilmente um gato capturado irá se aproximar de uma gatoeira novamente. 

16/10/2011 - filhotes da #10 se debatendo, muito pequenos não podiam ser castrados, darão trabalho para serem pegos mais tarde :P


Outra coisa importante para ser lembrada é colocar a portinha da isca em direção a uma parede ou mesmo prendê-la com algo durante a transferencia, pois um gato feral pode tentar fugir por aquele minimo espaço, se machucando seriamente.

É necessário esperar um momento em que ele fique na outra extremidade para abrir a portinha e acoplar a caixa de transporte com segurança. Uma vez dentro da caixa escura eles automaticamente se acalmam :)

Uma coisa que fiz com as gatoeiras do projeto foi um trançado com barbante pelo lado da isca para impedir que os gatos puxassem a isca para fora, com as patinhas.
#11 e o trançado das gatoeiras :)

Como a Captura, Esterilização e Devolução já se tornou uma realidade para combater os números do abandono, algumas empresas que lidam com armadilhas já se tornaram parceiras, desenvolvendo gatoeiras juntamente com protetores, para aumentar sua eficacia :)

 O projeto Neighborhood Cat, em parceria com a empresa Tomahawk Live Traps, desenvolveu recentemente uma nova gatoeira, chamada DROP TRAP para capturar aqueles gatos dificeis que se recusam a entrar nas armadilhas de modelos convencionais. 

As Drop Traps funcionam como aquelas arapucas de pegar passarinho, o gatinho entra por baixo, a cordinha é puxada e ele fica preso. Além disso possivel pegar mais de um gato com essa armadilha, uma mãe com filhotes, ou gatos amigos de uma mesma colonia, por exemplo :)


Ainda não há esse tipo de armadilha disponivel no Brasil, mas em fevereiro encomendamos uma drop trap, feita através de modelos internacionais, de uso exclusivo do Felinos Urbanos :)



O mais importante para a captura de um gato é que ele esteja com fome, pelo menos por um dia.

A captura deve ocorrer nos horários mais calmos do dia - como o amanhecer ou à noite - e que os cuidadores estejam sempre por perto, para evitar que o gatinho se machuque, transferindo-o mais rapido possivel para a segurança da caixa de transporte ou que a gatoeira seja roubada ou que pessoas desinformadas tentem libertar o animal :) 


3 comentários:

  1. Onde conseguir uma gatoeira destas? é muito cara? Preciso muito, faço C.E.D. sozinha, e sei que facilitaria muito p/ mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode mandar fazer uma drop trap, muito mais facil e rapida as capturas :) aqui no blog tem a foto da nossa :)

      Excluir
  2. Eu vi dois tipos de gatoeira - uma o gato pisa em cima e a porta fecha (como a do site de vocês), a outra tem um tipo de gancho. Vocês conhecem? É eficaz?
    Por favor, enviem uma resposta para alm_marcia@yahoo.com.br
    Márcia - Porto Alegre

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.