sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mitos sobre a Castração

Infelizmente mesmo nos dias de hoje, com a maciça disseminação sobre a Guarda Responsável, muitas pessoas ainda se deixam levar por pensamentos erronêos para não esterilizar seus animais. 

Grande parte é fruto da falta de informação e também pelo  não esclarecimento por parte de alguns veterinários que não abordam o assunto com tanta frequencia e tão claramente quanto deveriam. 

Essa ignorancia não vem somente nas classes mais humildes, muitas pessoas que tem os meios e escolaridade para ter acesso à essas informações simplesmente opta por não pesquisar e agir de maneira mais adequada para seu animal. 

Então vamos explicar e desfazer os principais enganos em relação a castração e torcer para que as pessoas escolham agir corretamente com seus bichos de estimação :)

1- As femeas só devem ser castradas depois do primeiro cio ou primeira prenhez. 

Quem fala isso certamente nunca deve ter se responsabilizado pelos problemas que uma gravidez pode causar a uma cadela ou gata ou cuidou e arrumou donos para os filhotes que vieram ao mundo.

A situação piora quando um veterinário utiliza destes argumentos, demonstrando claramente sua falta de atualização e responsabilidade social.

Quanto mais cedo as femeas forem castradas, as chances de terem piometra, cancer de utero ou mamas, além de gravidez psicologica diminui drasticamente, sua cadela ou gata terá uma vida mais longa ( pelo menos 5 anos a mais ) e com maior qualidade de vida.
( Para saber mais -  http://felinosurbanos.blogspot.com/2011/11/castracao-precoce-fatos.html )


É muito comum que criadores de fundo de quintal abordem donos de cadelas e gatas em clinicas veterinárias e petshops com este argumento. Mas lembre-se que, ao colocar sua femea para cruzar, os custos e problemas advindos serão todos e somentes seus.


O seu bolso será responsável por uma possivel cesariana, filhotes que podem nascer com má formação, com madrugadas de mamadeira para os filhotes mais fracos, etc. E sua cadela ou gata nunca mais será bonita, já que uma prenhez e amamentação retira muito de seu organismo, mesmo com todo acompanhamento veterinário.



Além disso, animais de companhia não devem reproduzir, já que não trarão nenhuma melhoria genetica para a raça e grande maioria deles está fora do padrão comportamental e psicologico que a raça exige. 

2- Machos ficam lerdos depois da castração 

A castração somente retira a necessidade de reprodução de seus animais, fazendo com que se tornem mais companheiros, amistosos e brincalhões.

Cães de trabalho, como pastores de ovelha e gado,  cães farejadores, policiais e do exercito, cães-guia, em sua grande maioria são castrados, para assegurar um melhor desempenho em suas funções, já que são mais focados no trabalho. 

Gatos também não mudam de comportamento e permanecem grandes companheiros.
( Para saber mais - http://felinosurbanos.blogspot.com/2011/11/castracao-em-gatos-fatos.html )



3- O meu animal ficará gordo 

Uma dieta inadequada e falta de exercicios faz com que o animal se torne obeso, não a castração.
Estatisticas mostram que quanto mais jovem o animal for, juntamente com uma alimentação apropriada, brincadeiras e passeios - no caso dos cães - mais imperceptivel será o seu aumento de peso.

4- A castração é contra a natureza do animal

A partir do momento em que domesticamos cães e gatos eles não agem ou devem ser forçados a agir como tal. Tiro por exemplo os gatos ferais do projeto, que apenas retornaram a este estado por nosso descaso e abandono, forçados a sobreviver.

Um leão na savana nunca irá dormir em uma caminha fofa, assim como um lobo selvagem não comerá ração. Sem falar em todas as raças que criamos, totalmente inaptas para sobreviver fora do convivio humano.

De acordo com a SPCA americana, 80% das femeas não-castradas irá ter um problema relacionado aos orgãos reprodutivos até o final de sua vida. O natural não seria que nós, como guardiões, a protegessemos disso?

5- Meu animal terá filhotes iguais a ele

Nem mesmo os animais clonados são 100% semelhantes aos seus pais, imagem animais domesticos que reproduzem sem nenhum criterio.Os pais podem ser brincalhões e doceis, mas você pode acabar com filhotes que não gostam de pessoas e sejam até agressivos, sem falar nas doenças geneticas e cronicas que a maioria dos animais advindos da criação de fundo de quintal são vitimas.

Além disso, a femea não terá somente UM filhote e você irá ser responsável pelo futuro de 5-8 animais, o que será do destino deles? Se você vendê-los, será um criador de fundo de quintal e geralmente filhotes resultados dessa prática são condenados a uma vida de exploração comercial. Se os doar, terá que se certificar que irão para bons lares, serão castrados e cuidados por toda a vida.

Você pode até conseguir donos para a primeira ninhada, mas lembre-se que gatinhos nascem de 2 em 2 meses e cães de 6 em 6. Será que você terá donos responsáveis para tantos bichinhos e, além dos filhotes da primeira geração, para os descendentes deles também?



Um ciclo de abandono pode começar desta sua decisão e os filhotes do seu animal tão amado podem acabar sofrendo nas ruas.

6- Castração é muito caro

Concordo que a maioria das pessoas de baixa renda não possuem recursos para castrar seus animais, mas hoje em dia, através de ongs e protetores sérios, é possivel esterilizar seu bichinho em multirões.

O projeto Felinos Urbanos possui uma Cota Social para ajudar pessoas humildes e está sempre à disposição para as pessoas que queiram apadrinhar a castração de um gatinho ou gatinha necessitado :)

Em clinicas veterinárias é possivel parcelar as cirurgias e é  um investimento muito menor em relação ao tratamento de um tumor de mama, cirurgia emergencial de piometra, pernas quebradas por causa de fuga para reprodução, etc.

Além disso, em todo o Brasil, vários CCZ's já oferecem castração a baixo custo e gratuita, só é preciso pesquisar o local e saber dos procedimentos para registrar-se.


Pesquise sobre os beneficios da castração e converse com seu veterinário.
Milhares de pessoas ao redor do mundo inteiro, todos os dias, investem tempo e dinheiro para a castração de inumeros animais.

Você pode fazer isso apenas pelo seu, não? :)

"As dez razões mais importantes para você castrar seu animal foram sacrificadas em um abrigo no ano passado."

2 comentários:

  1. todos os meus gatos é gatas são castradas.sou totalmente a favor da castração.tenho uma poodle que não cruzou é nem teve filhotes,não foi castrada conclusão,esta cheia de tumores,caroços é com um quadro de quase piometria,

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi outras desculpas bem piores!

    "Isso vai tirar a masculinidade do meu gato"
    "Desse jeito os gatos vão se exterminados"

    VERGONHA.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.