domingo, 7 de maio de 2017

Sarcoma de aplicação em felinos




O QUE É UM SARCOMA DE APLICAÇÃO? 

Apesar de serem raros, os sarcomas de aplicação felinos são tumores cancerígenos que podem aparecer após uma injeção. Já que as vacinas estão entre as principais aplicações que os gatos recebem, isto pode ser uma preocupação para os tutores de gatos. 

Uma causa especifica ainda não foi estabelecida, mas já é conhecido que os processos inflamatórios em resposta à administração de produtos injetáveis podem causar a formação de sarcomas. 

sarcoma de aplicação em estágio avançado 

O papel dos adjuvantes (substancias adicionadas nas vacinas para aumentar a eficácia dos componentes, como os micro-organismos mortos que irão induzir uma resposta imunológica, incluindo aqueles que contém alumínio ) e o local da inflamação nesta patogenia do sarcoma de aplicação ainda não é claro. 

Estudos recentes sugerem que as vacinas e outras aplicações são agentes de risco para o sarcoma de aplicação. Estes estudos também mostram que, em alguns gatos, qualquer tipo de substancias injetada na pele pode induzir uma resposta inflamatória. Quando essa inflamação não é controlada, se transforma em um sarcoma. 

Para a grande maioria dos pacientes, a vacinação é um processo de baixo risco, apesar de nenhuma vacina ser completamente livre de reações. É possível que qualquer injeção em um gato pré-disposto possa resultar em um sarcoma de aplicação. Estudos ainda não foram capazes de determinar se a genética dos gatos pode ser um fator determinante. 


Local mais comum para aparecimento de sarcomas 

Por causa de sua agressividade, estes tumores podem invadir o tecido local e até mesmo causar metástase em outras áreas do corpo, resultando em um prognostico bem ruim. 

Sarcomas de aplicação são considerados de raro desenvolvimento. Relatórios indicam que estes sarcomas acontecem em um nível de 1 gato para cada 10.000 ou 30.000 vacinações. 

QUANTO TEMPO DEPOIS DA VACINAÇÃO UM SARCOMA PODE SE DESENVOLVER?

O intervalo de tempo entre a vacinação e o desenvolvimento de um sarcoma pode variar tremendamente. Já foram vistos sarcomas após 2 meses até 10 anos após a vacinação. 

COMO SARCOMAS SÃO DIAGNOSTICADOS? 

Sarcomas de aplicação são diferentes de outros tipos de reações vacinas           ( podendo incluir apatia e febre ) com o desenvolvimento de nódulos duros no local da vacinação. 

Vários exames para o diagnostico podem ser necessários, assim como planos de tratamento para seu animal. 

Apesar de exames de imagem como a ressonância magnética e tomografia computatorizada não estão disponíveis para todos, a Associação Americana de Clinicos de Felinos sugere que estes exames sejam utilizados para um melhor diagnostico e plano de ação para o animal, ajudando a avaliar a extensão do tumor. 

COMO SARCOMAS DE APLICAÇÃO SÃO TRATADOS? 

Estes tumores são tipicamente agressivos e rápidos. Há diversas opções de tratamento que incluem cirurgia, terapia com radiação e quimioterapia. 


cirurgia para retirada de sarcoma de aplicação 


Pesquisas mostram que cirurgia agressiva primária, antes ou depois de terapia radioativa é a melhor opção. Há outros tipos de terapias disponíveis, dependendo do grau do tumor. Outras terapias estão, atualmente, sendo exploradas. 

QUAL O PROGNOSTICO PARA O SARCOMA DE APLICAÇÃO NOS GATOS? 

O prognostico pode variar muito. Assim como a maioria dos cânceres, a detecção e tratamento precoces geralmente levam a um bom resultado. 

Check-ups anuais nos gatos oferece ao médico veterinário a oportunidade de descobrir leões iniciais antes que o sarcoma atinja um tamanho maior e sejam de difícil remoção. 

OUTROS TIPOS DE APLICAÇÕES, COMO OS MICROCHIPS, PODEM CAUSAR SARCOMAS?

Outras injeções, além das vacinas, podem causar a formação de sarcomas, mas estas ainda não foram muito estudadas. A probabilidade de outras injeções estarem associadas ao sarcoma de aplicação é bem menor do que as vacinas, de acordo com médicos veterinários. Até o momento, só há um caso de sarcoma de aplicação causado por inserção de microchip em um gato. 

COMO PREVENIR UM SARCOMA DE APLICAÇÃO? 

É importante que os protocolos de vacinação sejam individualizados para cada animal, protegendo a saúde dele e a saúde pública, assim como prevenir vacinações desnecessárias e a oportunidade de aparecimento dos sarcomas vacinando os animais nos locais sugeridos. 

O médico veterinário deve trabalhar juntamente com os tutores para tomar as melhores decisões para o animal, levando em consideração a idade do mesmo, estilo de vida e os possíveis riscos para determinar um melhor esquema vacinal.

Fazer um registro do local das vacinas dos gatos e seguir as recomendações de aplicação da vacina. 

QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA O SARCOMA DE APLICAÇÃO? ( Jornal de Medicina Felina e Cirurgia, 2013 )

* Número de vacinas ou injeções aplicadas no local 

* 3-4 vacinações seguidas na região interescapular dobra o risco de aparecimento de sarcomas em comparação com apenas 1 aplicação 

* Administração de vacinas frias versus administração de vacinas em temperatura ambiente 

POR QUE É IMPORTANTE VACINAR OS GATOS MESMO COM ESSE RISCO?

Vacinas são administradas para proteger os gatos de doenças sérias e que podem ser potencialmente fatais. Gatos devem receber vacinas múltiplas ( a tríplice felina é a vacina reconhecida como ESSENCIAL, mundialmente, protegendo contra RINOTRAQUEITE, CALICIVIROSE e PANLEUCOPENIA ) e antirrábica. 

No caso da raiva, a vacinação anual a partir dos 4 meses de idade é essencial para evitar riscos para a saúde dos indivíduos e saúde publica em geral             ( humanos e animais ), já que a raiva é incurável e fatal.  


Vacinar é preciso. De forma responsável, para melhor imunização e menores riscos. 

Converse com seu médico veterinário sobre quais vacinas são mais importantes para o seu animal e por que. 

O estilo de vida do seu gato e o risco para os sarcomas vacinais devem ser levados em consideração. 

Quer saber mais sobre vacinação felina? Leia! Vacinação felina: tipos, benefícios e riscos. 


QUAIS OS LOCAIS MAIS SEGUROS PARA APLICAÇÕES EM GATOS?


A recomendação é que as vacinas anti-rábicas sejam dadas o mais distal possível no membro traseiro direito. 


recomendações vacinais atuais:  membros ou cauda 

Vacinas contendo o antígeno do vírus da Leucemia Felina ( quíntupla felina ) devem ser dadas o mais distante possível no membro traseiro esquerdo.

Outras vacinas múltiplas devem ser dadas no membro dianteiro direito, evitando assim a área interescapular

E PARA GATOS DE COLÔNIA?

Gatos de colônia, a partir dos 4 meses de idade, devem ser vacinados com a anti-rábica, para uma proteção dos animais e dos seres humanos que trabalham com eles em C.E.D. 


vacinação caudal em um de nossos Felinos Urbanos 

Mesmo que eles recebam somente uma aplicação no momento da castração, estudos comprovam que eles mantém uma excelente resposta imunológica para a doença. 

É importante utilizar os locais de vacinação recomendados para a imunização destes animais também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.